Data Recovery Policy

Informações Gerais

Rui Manuel da Rocha Pinto Guimarães, Empresário em Nome Individual, com o contribuinte número 185 803 857 e, para efeitos de simplificação, será doravante designado por exsite.

Nota prévia: À exsite reserva-se o direito de não divulgar a clientes particulares, empresariais e/ou outros, qualquer informação acerca das parcerias que mantém com o(s) Laboratório(s), a não ser que para tal seja obrigado por autoridade com poder de lei.

A exsite mantém parcerias com empresas nacionais que detêm certificações da  SGQSI – Sistema de Gestão de Qualidade e Segurança da Informação, ISO 9001:2015 e ISO 27001:2013 para os serviços de recuperação de dados, reparação e manutenção informática (Hardware/Software) e análise forense.

É compromisso das nossas parceiras e, de outra forma não o seriam, a oferecer o melhor serviço no sector da recuperação de dados e na confidencialidade dos mesmos. Num esforço que foi recompensado ao terem superado com êxito todos os requisitos estabelecidos segundo as normas ISO. Trata-se de um reconhecimento a nível dos serviços de excelência na recuperação de dados de disco rígido e de todos os tipos de dispositivos e da sua segurança da informação.

Contam com os mais completos laboratórios, equipados com a tecnologia mais avançada e fiável, no que à recuperação de dados diz respeito, conseguindo prestar serviços urgentes no prazo de 24h. Laboratórios que contam com os meios, aplicações e ferramentas necessárias para poder efectuar qualquer processo de recuperação de dados informáticos independentemente do tipo de avaria que apresente o dispositivo danificado.

Possuem equipas multidisciplinares de profissionais, com procedimentos internos que controlam todos os processos de recuperação de dados , aumentando o controle de qualidade dos  serviços e a máxima atenção aos clientes.

Objectivos que marcam as nossas parcerias:

  • A qualidade dos serviços
  • A satisfação dos clientes

Em suma, a recuperação do seus dados está nas mãos de profissionais com anos de experiência e capacidade reconhecidas.

Introdução

Manipulação prévia pelo cliente ou por terceiros/Sobrescrita/Formatação/Abertura do dispositivo antes de entrar no Laboratório, será cobrado um valor adicional, valor esse definido caso a caso e não reembolsado em nenhuma circunstância, podendo o Laboratório recusar o diagnóstico e devolver o equipamento, sendo o cliente a suportar os custos do envio.

Devido à natureza dos processos da recuperação de dados, os técnicos do Laboratório podem ser obrigados a realizar intervenções físicas no equipamento disponibilizado, por tal, o cliente deve reconhecer que o mesmo se encontra danificado e todos os esforços para a recuperação dos dados podem resultar em danos maiores e, as garantias podem ser anuladas, não responsabilizando directa ou indirectamente o Laboratório.

Confidencialidade
Como parte da política de Qualidade de Segurança da informação, o Laboratório e a exsite comprometem-se em não divulgar parcial ou totalmente quaisquer informações fornecidas com o equipamento, armazenadas ou recuperadas, conforme exigido por lei, sem o consentimento do cliente, condicionado a qualquer tipo de dados ilegais quando requerido legalmente por autoridade com poder de lei para tal, reservado o direito de denúncia de práticas ilícitas.

Toda e qualquer informação recuperada a partir do equipamento será armazenada em servidor seguro, de acordo com o “Data Protection Act”, de 1998.

O cliente deve garantir, sob compromisso de honra, ser o legítimo proprietário ou deter o direito da posse e utilização do equipamento e da informação nele contido e que se encontra em conformidade com as leis vigentes.

Qualquer verificação de dados é efectuada por amostragem e, a exsite e o Laboratório, não são nem serão responsáveis pelos conteúdos recuperados, por práticas ilícitas, condicionado a crimes de pirataria ou outros afins.

Método de Processamento

  1. Entrega do dispositivo de armazenamento nas nossas instalações (Travessa da Boavista, 15 - Taboeira - Esgueira, 3800-115 Aveiro).
  2. Preenchimento de Ficha de Intervenção Técnica (Esta deve ser o mais detalhada possível).
  3. Envio do equipamento.
  4. Recepção do dispositivo (Entrada no laboratório).
  5. A equipa técnica profissional dará seguimento ao processo, examinando o dispositivo para elaborar um diagnóstico.
  6. Diagnóstico - num prazo médio de 2 horas, a partir da entrada do dispositivo no laboratório, o diagnóstico será logo que possível comunicado ao cliente (excepto RAID, memórias Flash, discos formatados, sobrescritos ou abertos), sem qualquer compromisso, no qual constará a extensão da avaria, a viabilidade da sua recuperação e o orçamento do serviço.

Recuperação dos dados

  • Uma vez comunicado o orçamento ao cliente, este decidirá se deseja continuar o processo de recuperação de dados
Aceitação do Orçamento
O Contrato de Prestação de Serviços será disponibilizado ao cliente, constituído por dois exemplares (duplicado para a exsite e original  para o cliente) e devidamente assinado pelas partes, leia-se exsite e cliente, estará este a concordar com todas cláusulas nele constantes e com a nossa Política de Recuperação de Dados.

Os prazos de recuperação são estimados, uma vez que, o processo dependerá da complexidade do problema que o equipamento apresenta. Contudo, serão usados todos os recursos e esforços necessários para alcançar os tempos de aceitação do orçamento, não sendo uma condição contratual.

A exsite e o Laboratório não podem ser responsabilizados pelos equipamentos dos clientes e informação neles contidos, pela ocorrência de alguma catástrofe natural que afecte as instalações de ambas, incluindo roubo nas instalações de ambas ou roubo, perda ou acidente no transporte, incêndio, inundação ou ataque terrorista.

Não Aceitação do Orçamento
Fica estabelecido um período de 15 dias, a partir da data do envio do orçamento, para informar a nossa parceira sobre a aprovação ou não do mesmo. A devolução do equipamento terá de ser solicitada expressamente, assumindo o cliente as despesas do envio. Após o período estabelecido sem uma resposta, o equipamento passa a ter um custo de Armazenamento diário de 1€ (acresce IVA à taxa legal em vigor), num prazo máximo de 60 dias consecutivos. Decorrido o período de 60 dias, o equipamento passa ao Programa de Reciclagem Gratuito do laboratório.


Listagem
O cliente recebe uma listagem dos dados recuperados para controlo e deverá enviar-nos uma confirmação do resultado. O Laboratório assume que até 80%  de sucesso na recuperação dos dados, caso fique abaixo deste valor, o cliente poderá renegociar um abatimento ao orçamentado.

Caso o cliente não especifique quais os dados a recuperar, a recuperação dos mesmos é considerada bem sucedida, sendo o cliente responsável pelo pagamento integral do orçamentado.

Após o envio da listagem dos dados recuperados, o cliente tem 5 (cinco) para a confirmação dos mesmos. Decorrido esse prazo, reserva-se à exsite e ao Laboratório, o direito de dar a listagem como confirmada e será emitida a respectiva factura. Reserva-se igualmente, à exsite e ao Laboratório, o direito à cobrança de uma taxa de Armazenamento e Segurança diário de 5€ (acresce IVA à taxa legal em vigor) e decorridos 30 (trinta) dias de calendário sem resposta do cliente, à destruição dos dados.

Pagamento
Se não houver recuperação possível, o cliente não pagará o serviço de recuperação dos dados.

À exsite reserva-se o direito de exigir o pagamento integral do orçamento, antes de qualquer entrega dos dados recuperados ao cliente.

O cliente concorda que o pagamento é devido na totalidade após a conclusão do processo de recuperação de dados e antes da entrega dos mesmos e/ou equipamento, quando este(s) sejam enviados, levantados ou disponibilizados para download.

Decorridos 5 (cinco) dias da entrega e/ou envio da factura sem o pagamento da mesma, reserva-se à exsite o direito de cobrar uma taxa de Armazenamento e Segurança diário de 5€ (acresce IVA à taxa legal em vigor).

O pagamento pose ser efectuado por:

  • Transferência Bancária  - Caixa Geral de Depósitos
    Multibanco - Entidade, Referência, Montante
  • Dinheiro - Levantamento do equipamento nas nossas instalações

Envio dos dados recuperados

Após confirmação do pagamento, os dados são enviados (por transportadora) para as nossas instalações para posterior entrega ao cliente

NOTAS:

  • O Suporte físico de armazenamento dos dados recuperados terá um custo adicional ao orçamento de recuperação dos dados, devidamente mencionado.
  • A exsite e parceira nunca procede à reparação do dispositivo de armazenamento que contém a informação a recuperar.

Período de confirmação dos dados recuperados

Após a devolução da informação, o dispositivo intervencionado ficará nas instalações da nossa parceira até que o cliente confirme que dispõe de todos os dados que estavam no dispositivo danificado.

Uma cópia de segurança da informação recuperada será mantida no servidor da nossa parceira até um máximo de 7 dias após a entrega do trabalho, sendo apagada após esse tempo. Este processo é efectuado por motivos de segurança pela nossa parceira, para o caso de ser necessário aceder novamente aos dados/dispositivo danificados.

NOTA: Em caso de discos abertos, sobrescritos, formatados, manipulados, é cobrado um custo pelo diagnóstico.

Instruções para Embalagem e Envio

Etapas recomendadas para o empacotamento:

NOTA: É da inteira responsabilidade do cliente se enviado (por transportadora ou outro meio) para as nossas instalações

Colocar a unidade num saco anti-estático e com protecção contra ESD (apenas no caso de unidades internas)

Embrulhar a unidade de maneira firme, utilizando um revestimento de plástico bolha ou espuma com espessura mínima de 2”

Colocar o embrulho em caixa de papelão rígido. Não usar papelão comum, já que este não é suficientemente forte para aguentar os percalços do transporte. Certificar-se de que o papelão enrugado esteja livre de defeitos e que tenha uma estrutura rígida. Nota: Enviar um disco rígido num envelope é completamente desaconselhado pois pode chegar ainda mais danificado

Fazer a etiqueta com remetente e destinatário e colar na caixa

Conselhos

No caso de sofrer uma perda de dados recomendamos alguns passos que permitirão actuar de forma adequada com o fim de não agravar o problema. Em caso de dúvida, contactar a exsite.pt. Estaremos disponíveis para esclarecer todas as dúvidas

CONSELHOS ÚTEIS EM CASO DE PERDA DE DADOS

  • MANTER A CALMA: Quando se produz uma possível perda de dados, o nervosismo antevê o problema e pode provocar que se tomem decisões que podem dificultar a recuperação dos dados

  • NÃO REINICIAR O EQUIPAMENTO: Se a avaria for de carácter físico, ao reiniciar o equipamento poderá agravar a perda de dados e, inclusive, provocar novas avarias, até ao ponto de a recuperação de dados ser impossível

  • NÃO REINSTALAR O SISTEMA OPERATIVO: Em princípio, a informação é recuperável até que não seja regravada. A reinstalação de programas ou do sistema operativo realiza-se sobre o próprio disco rígido, por conseguinte, poderá correr o risco de perder parte ou até a totalidade da informação que se deseja recuperar

  • NÃO UTILIZAR SOFTWARE DE RECUPERAÇÃO SE NÃO se CONHECER BEM O SEU PROBLEMA: A maioria dos programas comerciais de recuperação de dados só oferece soluções a problemas muito concretos. Por isso deve assegurar-se de que o software que utiliza se ajusta ao problema e que não realiza nenhum outro tipo de operações que venham a dificultar a posterior recuperação do disco rígido

  • NUNCA TENTAR ABRIR O DISCO RÍGIDO: Um disco rígido é um dispositivo muito complexo e delicado, só pode ser aberto por técnicos qualificados e nas condições específicas que só proporcionam as salas limpas, como a que possui a nossa parceira no seu Laboratório

  • SE O DISCO FIZER RUÍDOS MECÂNICOS: Quanto mais vezes se tentar ligar/aceder ao disco rígido, maior será o risco de piorar o acesso aos dados

    LIGUE-NOS E TRATAREMOS DE SOLUCIONAR O SEU PROBLEMA...