Política de Recuperação de Dados
Informações Gerais
Rui Manuel da Rocha Pinto Guimarães, Empresário em Nome Individual, com o contribuinte número 185 803 857 e, para efeitos de simplificação, será doravante designado por exsite.
Nota prévia: À exsite reserva-se o direito de não divulgar a clientes particulares, empresariais e/ou outros, qualquer informação acerca das parcerias que mantém com o(s) Laboratório(s), a não ser que para tal seja obrigado por autoridade com poder de lei.A exsite mantém parcerias com empresas nacionais que detêm certificações da SGQSI – Sistema de Gestão de Qualidade e Segurança da Informação, ISO 9001:2015 e ISO 27001:2013 para os serviços de recuperação de dados, reparação e manutenção informática (Hardware/Software) e análise forense.
É compromisso das nossas parceiras e, de outra forma não o seriam, a oferecer o melhor serviço no sector da recuperação de dados e na confidencialidade dos mesmos. Num esforço que foi recompensado ao terem superado com êxito todos os requisitos estabelecidos segundo as normas ISO. Trata-se de um reconhecimento a nível dos serviços de excelência na recuperação de dados de disco rígido e de todos os tipos de dispositivos e da sua segurança da informação.Possuem equipas multidisciplinares de profissionais, com procedimentos internos que controlam todos os processos de recuperação de dados , aumentando o controle de qualidade dos serviços e a máxima atenção aos clientes.
- A qualidade dos serviços
- A satisfação dos clientes
- Entrega do dispositivo de armazenamento nas nossas instalações (Travessa da Boavista, 15 - Taboeira - Esgueira, 3800-115 Aveiro).
- Preenchimento de Ficha de Intervenção Técnica (Esta deve ser o mais detalhada possível).
- Envio do equipamento.
- Recepção do dispositivo (Entrada no laboratório).
- A equipa técnica profissional dará seguimento ao processo, examinando o dispositivo para elaborar um diagnóstico.
- Diagnóstico - num prazo médio de 2 horas, a partir da entrada do dispositivo no laboratório, o diagnóstico será logo que possível comunicado ao cliente (excepto RAID, memórias Flash, discos formatados, sobrescritos ou abertos), sem qualquer compromisso, no qual constará a extensão da avaria, a viabilidade da sua recuperação e o orçamento do serviço.
Recuperação dos dados
- Uma vez comunicado o orçamento ao cliente, este decidirá se deseja continuar o processo de recuperação de dados
O Contrato de Prestação de Serviços será disponibilizado ao cliente, constituído por dois exemplares (duplicado para a exsite e original para o cliente) e devidamente assinado pelas partes, leia-se exsite e cliente, estará este a concordar com todas cláusulas nele constantes e com a nossa Política de Recuperação de Dados.
Não Aceitação do Orçamento
Fica estabelecido um período de 15 dias, a partir da data do envio do orçamento, para informar a nossa parceira sobre a aprovação ou não do mesmo. A devolução do equipamento terá de ser solicitada expressamente, assumindo o cliente as despesas do envio. Após o período estabelecido sem uma resposta, o equipamento passa a ter um custo de Armazenamento diário de 1€ (acresce IVA à taxa legal em vigor), num prazo máximo de 60 dias consecutivos. Decorrido o período de 60 dias, o equipamento passa ao Programa de Reciclagem Gratuito do laboratório.
Pagamento
- Transferência Bancária - Caixa Geral de Depósitos
Multibanco - Entidade, Referência, Montante - Dinheiro - Levantamento do equipamento nas nossas instalações
Envio dos dados recuperados
Após confirmação do pagamento, os dados são enviados (por transportadora) para as nossas instalações para posterior entrega ao cliente
NOTAS:
- O Suporte físico de armazenamento dos dados recuperados terá um custo adicional ao orçamento de recuperação dos dados, devidamente mencionado.
- A exsite e parceira nunca procede à reparação do dispositivo de armazenamento que contém a informação a recuperar.
Período de confirmação dos dados recuperados
Após a devolução da informação, o dispositivo intervencionado ficará nas instalações da nossa parceira até que o cliente confirme que dispõe de todos os dados que estavam no dispositivo danificado.
Uma cópia de segurança da informação recuperada será mantida no servidor da nossa parceira até um máximo de 7 dias após a entrega do trabalho, sendo apagada após esse tempo. Este processo é efectuado por motivos de segurança pela nossa parceira, para o caso de ser necessário aceder novamente aos dados/dispositivo danificados.
NOTA: Em caso de discos abertos, sobrescritos, formatados, manipulados, é cobrado um custo pelo diagnóstico.
Instruções para Embalagem e Envio
Etapas recomendadas para o empacotamento:
NOTA: É da inteira responsabilidade do cliente se enviado (por transportadora ou outro meio) para as nossas instalações
Colocar a unidade num saco anti-estático e com protecção contra ESD (apenas no caso de unidades internas)
Embrulhar a unidade de maneira firme, utilizando um revestimento de plástico bolha ou espuma com espessura mínima de 2”
Colocar o embrulho em caixa de papelão rígido. Não usar papelão comum, já que este não é suficientemente forte para aguentar os percalços do transporte. Certificar-se de que o papelão enrugado esteja livre de defeitos e que tenha uma estrutura rígida. Nota: Enviar um disco rígido num envelope é completamente desaconselhado pois pode chegar ainda mais danificado
Fazer a etiqueta com remetente e destinatário e colar na caixa
Conselhos
No caso de sofrer uma perda de dados recomendamos alguns passos que permitirão actuar de forma adequada com o fim de não agravar o problema. Em caso de dúvida, contactar a exsite.pt. Estaremos disponíveis para esclarecer todas as dúvidas
CONSELHOS ÚTEIS EM CASO DE PERDA DE DADOS
MANTER A CALMA: Quando se produz uma possível perda de dados, o nervosismo antevê o problema e pode provocar que se tomem decisões que podem dificultar a recuperação dos dados
NÃO REINICIAR O EQUIPAMENTO: Se a avaria for de carácter físico, ao reiniciar o equipamento poderá agravar a perda de dados e, inclusive, provocar novas avarias, até ao ponto de a recuperação de dados ser impossível
NÃO REINSTALAR O SISTEMA OPERATIVO: Em princípio, a informação é recuperável até que não seja regravada. A reinstalação de programas ou do sistema operativo realiza-se sobre o próprio disco rígido, por conseguinte, poderá correr o risco de perder parte ou até a totalidade da informação que se deseja recuperar
NÃO UTILIZAR SOFTWARE DE RECUPERAÇÃO SE NÃO se CONHECER BEM O SEU PROBLEMA: A maioria dos programas comerciais de recuperação de dados só oferece soluções a problemas muito concretos. Por isso deve assegurar-se de que o software que utiliza se ajusta ao problema e que não realiza nenhum outro tipo de operações que venham a dificultar a posterior recuperação do disco rígido
NUNCA TENTAR ABRIR O DISCO RÍGIDO: Um disco rígido é um dispositivo muito complexo e delicado, só pode ser aberto por técnicos qualificados e nas condições específicas que só proporcionam as salas limpas, como a que possui a nossa parceira no seu Laboratório
SE O DISCO FIZER RUÍDOS MECÂNICOS: Quanto mais vezes se tentar ligar/aceder ao disco rígido, maior será o risco de piorar o acesso aos dados
LIGUE-NOS E TRATAREMOS DE SOLUCIONAR O SEU PROBLEMA...